sexta-feira, 30 de abril de 2010

argélia #117


4 comentários:

  1. Ora explica aí...
    isto é uma casa em pleno deserto? daquele género das casa trogloditas existentes na Tunísia e que são escavadas na rocha para serem mais frescas?Também não me parece que assim seja. Mas parece-me que a construção é diferente das envolventes. Eu ao fim de 10 m nesse terraço até parecia uma lagartixa sem pele .Mas esse terraço deve ter aproveitamento para qualquer coisa relacionada com a agricultura.Fico à espera da solução.
    mãe I9

    ResponderEliminar
  2. ora bem, aqui vai a explicação! ;)
    isto é uma mesquita. uma pequena mesquita. presumo que seja o equivalente às nossas capelas, igrejas pequenas. o terraço, não sei para que serve, mas deve ter que ver com rezas, ou pura e simplestemente um aproveitamento da cobertura. como não chove muito e não é preciso haver telhados de duas águas, a cobertura pode muito bem ser aproveitada e acessível.
    o que esta mesquita tem de especial é que (segundo uma data de documentos e de pessoas), o grande arquitecto Le Corbusier, marco mundial da arquitectura moderna, passou um mês nesta cidade, a estudar esta pequena mesquita, a maneira como a luz variava ao longo do dia, a forma como o espaço "mudava de aspecto" com a mudança da luz, e inspirou-se neste pedaço de arquitectura m'zabita para fazer o projecto da Capela de Ronchan, na França.

    ResponderEliminar
  3. obrigada. já agora sabe dizer-me quem foi o arquitecto responsável pelo hotel du Lac em Tunes-Tunísia?aquele hotel que vai alargando á medida que os andares sobem?
    mae i9

    ResponderEliminar
  4. não faço ideia! nem conhecia o hotel! fui ver umas imagens ao google e fiquei "wow!"
    procurei no google mas não consegui ver quem foi o arquitecto responsável pelo projecto. procurarei melhor mais tarde! ;)

    ResponderEliminar