domingo, 28 de fevereiro de 2010

impressões #13

- passei a última semana a ouvir o que me pareciam ser bombinhas de Carnaval a rebentar, durante o dia, sem razão aparente. o Carnaval em Portugal já tinha passado, mas pensei que eventualmente aqui por estas bandas se festejasse fora do tempo a que estou acostumado. afinal não. os estalidos sempre eram de bombinhas de Carnaval (e derivados), mas a razão era outra: o nascimento do profeta. é uma altura de comemoração em que as famílias se reunem (isto não faz lembrar qualquer coisa?), e pelo vistos, na rua rebentam-se bombinhas (em vez da troca de presentes debaixo da árvore).
- num sítio onde as vontades andam muito contidas, porque o Corão diz que isto, e que aquilo, e não se pode fazer porque o Corão diz que não se pode fazer, quando aparece alguma coisa que o Corão deixa fazer, faz-se, e à grande! na noite desta celebração do profeta, numa rotunda perto da minha casa, andavam dois grupos de jovens (inconscientes?), numa verdadeira batalha campal. uns de um lado, outros do outro, acendiam as bombinhas e era vê-los mandar e receber com "petardos" em cima. e os carros a passar no meio. às vezes até tinham que parar para deixarem as crianças brincar "em segurança"...
- os molhos são uma parte essencial na cozinha argelina. maionese, mostarda, molho de tomate, molho disto e molho daquilo. é uma parte tão essencial que já vi pessoas (mais do que uma, atenção!), que pedem uma piza, e depois besuntam a piza com maionese antes de a comerem. como se piza não tivesse já molhenga suficiente.

5 comentários:

  1. Cada um festeja à sua maneira. Só quem sempre da maneira mais inofensiva e menos prejudicial para os outros.DEpois, se a coisa correr para o torto a algum deles também não há problema.
    Mas muitos deles até nem se importam de morrer.
    E se forem mártires tanto melhor.... É que depois têm lá no céu não sei quantas virgens à espera deles. E então sim, aí é que era uma outra santa vida para aquelas alminhas. POrtanto, nada importa para eles.
    mãe I9

    ResponderEliminar
  2. rectifico:
    só que nem sempre.....

    ResponderEliminar
  3. alguém me disse há dias "isto é assim esta maluqeira, e eles não podem beber. imagina se esta malta bebesse!..."
    e, realmente, é um ponto de vista bastante pertinente.

    ResponderEliminar
  4. Até que enfim que acertaste uma, pelo menos tenta informar bem quem te lê, fusca-se man.

    ResponderEliminar
  5. Caro anónimo,
    Chegar aqui, fazer uns comentários em tom grosseiro e arruaceiro, assinar anónimo e depois falar em "informar bem", é uma atitude nada coerente. Capici?

    ResponderEliminar