sábado, 9 de janeiro de 2010

voyage à tipaza

como combinado, a nossa boleia arrivou à hora combinada, e seguimos para tipaza. estava um frio de rachar, digno de um dia de inverno na guarda. se há alguém lá em cima que me está a tentar fazer sentir em casa, monsieur...não é preciso um esforço tão grande! eu oriento-me bem com o tempo de cá! mochila preparada, diário gráfico, máquina fotográfica lá dentro, casaco vestido, gorro, luvas e cachecol postos, siga a marinha!
metemos pela autoestrada, debaixo de uma chuva torrencial (e chata), que não me deixou fazer muitas fotografias do percurso! (damn!). antes de tipaza fomos ver "le tombeau de la chrétienne"
pensei que íamos ter a nossa primeira viagem de camelo neste pequeno ponto de visita, mas disseram-nos lá que o camelo mordeu alguém, e depois disso foi exilado, para não provocar danos a mais ninguém. paciência...há tempo para montar num camelo! em vez de um camelo, vi assim uma coisa parecida com neve, uns farfalhos meio disfarçados! wow!

depois do sítio do camelo enraivecido, fomos almoçar ao restaurante Le Romana, já em Tipaza. camarão (com molho e sem molho), sardinha, um molho muito picante (que tem um nome que não anda longe de farfálha), para a entrada, tudo acompanhado com batatinha frita (esta malta acompanha tudo com batata frita. por falar nisso, camarão com batata frita é boa cena!). garoupa grelhada como prato (acompanhada com batata frita, claro está, e muito muito pão baguete!). ora...e o que é que marcha bem com tal manjar? uma bejeca fresquinha, bah oui!
muitos camarões, bocados de pão, golos de cerveja, trincas de garoupa e um leite creme depois, ala para tipaza que se faz tarde, e o sítio fecha às 5 a tarde! o que resta hoje de tipaza são os restos daquilo que foi uma grande cidade romana à beira mar plantada. teatro, anfiteatro, basílica, cardo, decumanos, termas, cemitério, tem tudo aquilo a que tem direito uma cidade romana. nem mais, nem menos!
quando andávamos a passear pelos restos da outrora grande cidade, qual não é o meu espanto quando de repente começa a nevar! que estranho...na áfrica também neva! portanto, se ontem reforçei que a ideia de vir para a áfrica apanhar sol e calor é um mito, hoje nem sei que diga...volta dada à nova tipaza, cheia de memórias velhas, ala para Alger que se faz tarde! pelo caminho, um gajo na autoestrada ia numa carrinha de caixa aberta atestada de caixas de bananas. nem a caixa aberta estava tapada, nem as caixas estavam amarradas. ora...com a velocidade, e a ventania, o homem ia perdendo as caixas pelo caminho! alguém o avisou? não. os carros iam parando no caminho para recolher as bananas e seguir o caminho que levavam! lol.

hoje é sábado, o que aqui quer dizer que amanhã é dia de escola. o fim de semana é à sexta e ao sábado, e a semana começa ao domingo. amanhã será o meu primeiro dia de estágio à séria, e dependendo do trabalho que for tendo, terei que reajustar a frequência de vezes que venho aqui. seja como for, assim que puder, passo a dar notícias.

beijinhos, abraços e um au revoir!

2 comentários:

  1. Ahahahah!!!Adorei a peripécia das bananas em plena autoestrada!Já a do polícia sinaleiro em plena rotunda....que medo!Isso deve ser o salve-se quem puder da condução!Agora não se queixem que as mulheres são as culpadas, que quase que aposto que não conduzem...(estou enganada?)
    Um bom dia de estágio para amanhã!;) Beijos Beijos

    ResponderEliminar
  2. quero ver ao fim dos 6 meses as histórias que tenho daqui! xD
    isto o trânsito só visto! porque gravar qq coisa aqui é dificil, os polícias detestam câmaras! beijinho, jeitosa! ;)*

    ResponderEliminar