quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

o senhor do restaurante e o taxista

hoje fomos jantar a um restaurante perto ali de um largo que tem uma estátua virada para o mar (um homem a montar a cavalo), com a equipa do atelier GB que veio a Argel fazer trabalho de campo. estava a pedir umas coisas para comer, e gerou-se o seguinte diálogo entre o senhor do restaurante e eu:
-vocês são franceses?
-não...
-ah bom...pensei que sim. e posso eu, um argelino, perguntar-vos de onde são?
-pode pois, claro que sim! somos portugueses.
-ah bom...mas olhe que fala muito bem francês!
-ai sim? muito obrigado!
(duas notas: 1. já não somos espanhóis, ou italianos. mas ainda não somos portugueses. há trabalho de casa para fazer! 2. falo bem francês! weeeeeee xD)

depois de jantar fomos "prender" um taxi para nos levar a casa. eu estava um bocado em ansiedade, porque ia ser a minha primeira viagem de táxi em Argel! o primeiro interlocurtor pergunta ao taxista quanto cobrava pela viagem dali até ao sítio a e depois até ao sítio b (aqui não há taxímtetro. o preço da corrida é acertado antes da viagem ser feita). o taxista faz um preço, o interlocutor pergunta se não há desconto para portugueses, o taxista olha para mim, e diz:
-sim sim, faço um desconto, porque já transportei este aqui numa outra vez!
(eu, incrédulo, porque nunca tinha metido os pés num táxi argelino) - a mim!?! transportou-me a mim?
-sim sim, a ti!
-olhe que não!
-sim sim, eu lembro-me bem de ti!
-mas isso não é possível!
-pode pode, eras tu, que eu sei!
-então e foi de onde a onde, a viagem?
-foi da notre damme de áfrica até ao hotel qualquer coisa.
-a mim? olhe que não fui eu!
-foste tu foste! eu tenho boa memória!
-então e isso foi há quanto tempo, lembra-se?
-bom...foi aí há uns...hmm....6 ou 7 meses!
-chefe...eu só estou em Argel há duas semanas!
-ah oui?
-ah oui que sim!!

risada geral, entramos no táxi para nos pormos a caminho de casa, entretanto no rádio deram a notícia da explosão de gás no sítio onde tínhamos estado de manhã, e ele ainda nos levou lá (de borla, atenção!), para vermos os estragos que a coisa tinha causado. tudo isto porque ele já me tinha transportado uma vez! xD
(uma nota: paulo santos de argel! se andas por aí armado em "mim" para ver se ganhas umas borlas, podes muito bem arrumar as botas, que o verdadeiro já cá chegou!)

Sem comentários:

Enviar um comentário