quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

impressões #4

-estes meninos têm um património arquitectónico do catano! a parte baixa, da época dos franceses, é qualquer coisa de WOW! os quarteirões, os edifícios, o traçado das ruas, o espaço público, os espaços verdes...que coisa linda aqui ficou! pena que...não esteja a ter a manutenção e a atenção devidas.
-com esta coisa de falar francês e português, já me estou a imaginar a voltar para Portugal a falar à emigrante tuga que esteve na França! lol. "Ó Zé, então onde vamos beber a bierre? ici ou além no outro?" xD
-estes meninos vibram bastante com o futebol! quero ver quando começar o mundial...!
-hoje ao pequeno almoço, fomos a um café ao lado do escritório. o menu foi - um croissant com queijo, e uma chávena de leite. preço - 50 cêntimos. "desculpe? 50 cêntimos" "sim sim" "ah...tá bem..." lol. e atenção! que era um croissant dos bons! não era uma surrapa qualquer!
-fumo. o fumo dos carros é insuportável! trânsito caótico + muitos carros a trabalhar ao mesmo tempo = dificuldades a respirar! estender a roupa na rua é para esquecer!
-porque raio os estrangeiros acham que os portugueses são espanhóis? no interrail aconteceu-me isto, e agora, mais do mesmo! chiça...! e depois, quando dizemos que somos portugueses, a primeira coisa que dizem é "AHHH! Madjer!!!" ya, Madjer...pronto, está arranjado o desbloqueador de conversa perfeito para a Argélia! xD
-tinha lido num guia da Argélia que as pessoas daqui são muito amistosas, mas pensava que era tanga. afinal não! em quase todas as lojas nos dizem "bem vindos a Argel, são muito bem vindos, venham cá quando quiserem, um gajo tá aqui é para vos ajudar no que puder, quando quiserem venham cá!" gente boa, esta malta!
-o senhor do talho aqui ao lado de casa diz que o Madjer vive aqui perto. tou mesmo no bairro chique! xD
-leis de copyright. oi? hein? ná, não sei o que é isso. estou na Argélia, aqui não há nada dessas merdas! xD
-lixo. ao que parece, foi depois de a parque expo ter começado a trabalhar em Argel que eles começaram a dar atenção a este tema (go parque expo!!!). antes devia ser um grande fórróbódó de lixo, não sei, mas agora, só se pode deitar o lixo depois das 20:00 horas, em locais próprios (caixotes, à porta de casa, no passeio, ao lado do poste de electricidade), e depois passam os senhores da recolha e levam os sacos para os locais adequados (acho eu...). há até sacos só com pão, que depois é usado para fazer farinha para as galinhas, ou para deitar assim mesmo às galinhas (afinal, as galinhas são como os porcos. comem tudo o que lhe meterem à frente? ou não?...). não é propriamente reciclar papel, plástico, vidro, metal, mas é um princípio! e...grão a grão, enche a galinha o papo! (de pão...).
-o lava-loiças cá de casa é em cerâmica. se me escorrega um tacho das mãos quando estiver a lavar a loiça quero ver o teatro que ali vai acontecer...!
-todos vocês conhecem a casa da cascata, certo? (os que não conhecerem podem parar de ler aqui. isto não vai ter piada nenhuma. a sério!). pronto...agora imaginem que alguém se lembrava de fazer uma réplica da casa da cascata na Argélia! e...imaginem ainda que uma revista de arquitectura da Argélia se lembrava de seguir a construção do edifício, e todos os meses publicava umas fotos para mostrar o andamento e a evolução da obra! (não está a ter muita piada, pois não? eu disse!). o raio da casa até tem nome! casa da cascata "bis"...! até vai ter o raio de uma cascata artificial! porque pronto...fazer a casa da cascata, ainda que "bis", e não ter cascata, era chato. e aqui estes meninos não se poupam a trabalhos! se é para fazer, só há uma maneira, que é bem! (?). enfim...se conseguir digitalizo as páginas para mostrar aqui.

6 comentários:

  1. Pa não venhas para cá falar como os meus primos...mete-me um bocado de... NOJO! loooll Ve la se metes o pessoal aí na ordem e lhes dás umas aulas de história sobre Portugal, isso de seres confundido com espanhois é mm a pedir porrada loool :D

    ResponderEliminar
  2. Visiblement tu t'y plais dans mon pays.
    Moi j'adore le tiens.

    Mohammed Bazine Boubezari.

    ResponderEliminar
  3. salut mohamed!

    oui, je m'amuse beaucoup là, bien sûr!
    abdellah est super avec eux, les gens sont trés sympathique aussi, nous sommes bien là!

    ainda é tudo novo por aqui, acho algumas coisas divertidas e engraçadas, outras um bocado estranhas, outras nem percebo, mas com o tempo, tout serà bien!

    já andamos a aprender algumas palavras de árabe, e em breve poderemos comunicar tanto em francês como em árabe! (digo eu, vá...).

    se houver alguma coisa que possas aconselhar (un lieu à visiter, un restaurant pour manger, un bon imeuble à regarder), tu peux nous dire! pàs de problème!)
    (eu agora pareço um argelino, a falar duas línguas ao mesmo tempo. eheh)

    je vous remerci pour votre comentaire! ték sáhá! (je suis sûr que ça n'est ce pàs comment on écris merci beaucoup en arabe, mais...j'espere que tu comprends ce que je veux dire! e...isto deve estar cheio de erros de francês.)

    um abraço, e cumprimentos à malta, directamente aqui da linha da frente!

    ResponderEliminar
  4. LOL... esse teu comment foi brilhante! Claramente falta-te um dialecto :P

    Diverte-te por terras argelinas!

    beijinho

    ResponderEliminar
  5. Mohammed dit:

    Il fat absolument aller voir le musée des beaux arts, en face du jardin d'essai (entrée par le haut). Il y a des toiles et des sculptures de maîtres !!
    Je vous laisse le plaisir de me faire la liste de ces maîtres.
    Je serai parmi vous la semaine prochaine et ce jusqu'à la fin du mois.

    M.B.

    ResponderEliminar
  6. O quê?Uma semana na Argélia e é isto?!Tu aparece em casa assim que voltas recambiado pra lá!lol

    ResponderEliminar