sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

fim de semana nº2

(estamos agora a entrar no fim de semana nº 3, mas nunca é tarde para partilhar boas histórias!)

o fim de semana passado pode-se resumir em três palavras. concerto, jantar, saída!

ainda antes de o fim de semana estar à porta, descobrimos, no site do centro cultural francês (casa que promove a cultura aqui nestas bandas, com concertos, exposições, conferências, cinema, uma biblioteca, cursos de francês), que havia um concerto marcado para quinta-feira. o artista era o senhor Blick Bassy, natural dos Camarões e que começou a carreira quando foi para a França. fomos ao centro, disseram-nos onde era o concerto, e que o bilhete custava 200 dinares (+- 2 euros. que bagatela...!). o concerto começou bem cedo, às 19.00, mas parece que é assim que funcionam as coisas. não se passa muito à noite, é tudo ao fim da tarde. bilhete comprado, foi esperar pela hora, e entrar. e que concerto! bem bacano! toda a gente a vibrar (não sei se é o sangue africano, da festa e do fórróbódó, que fala mais alto, se eram aquelas pessoas que estavam animadas, mas aquilo era uma grande festa!), assim que a música ficava mais mexida começava tudo a bater palmas, e a abanar-se na cadeira, e às tantas dois meninos não aguentaram, levantaram-se e foram para a frente do palco dançar. atrás deles mais um, e depois outros, e de repente estava instalada a festa! xD gostei bastante deste espírito festivo, mas não gostei nada do mau hábito de passarem o concerto a falar. e não era falar baixinho. era um falor em tom normal. quando a música ficava mais lenta, e o som mais baixo, ouviam-se muitas pessoas no paleio. mesmo assim, foi 5 estrelas!









(os filmes bonitos são da máquina da L., os menos bonitos (mas ainda assim bonitos!), são do meu telemóvel).

depois do concerto, os nossos amigos portugueses com quem nos encontrámos por lá, entretanto, falaram-nos em jantar num restaurante marroquino (penso eu que fosse marroquino), ali para os lados de Ben Aknoun. os outros dois elementos do quarteto fantástico juntaram-se a nós, e ala para o restaurante. bem jeitoso! bom ambiente, boa música, boa clientela, boa bebida, e boa comida!


a noite estava a correr tão bem, que não podíamos perder a oportunidade de brindar a noite argelina com a nossa presença! e toca de ir ao "triângulo". o "Le Triangle" é um dos poucos espaços nocturnos (discoteca), que existem em Argel. Tem 3 salas: uma com música jazz, outra com música tradicional e outra com música chamada "puntz puntz". no jazz mal lá parei. na tradicional, que tem música ao vivo, está uma banda a rebentar a pista com as suas malhas! e, tanto quanto me apercebi, funciona assim. o vocalista recebe dinheiro da "plateia" para tocar, e quanto mais receber, mais tempo toca! no final do reportório, torna à carga! faz-se uma espécie de leilão, depois ele conta o dinheiro (e enquanto o conta, toda a gente grita de alegria!), e começa a festa! assim que começa a cantar, a pista enche! e mal acaba, a pista esvazia sem mais nem ontem! estranhíssimo, mas hilariante! a sala "puntz puntz", enfim, não é nada de novo. é muito parecido ao que nós temos, e a música que punham era bem boa! até passou Vibe! fiquei bem impressionado.

estava com bastante curiosidade de ir a um sítio deste género, para ver como era o comportamento e as relação homem - mulher. se no dia-a-dia esta relação não é muito próxima (na rua, nos cafés, nas esplanadas), num sítio confinado, com muita gente "ao molho", a situação poderia ser diferente. e que diferente que é! fiquei espantado!

fica para a História a fotografia da primeira vez que o quarteto fantástico pisou solo "trianglesco"!

Sem comentários:

Enviar um comentário